Súplica à Bem-Aventurada Virgem Maria, saúde dos enfermos

Virgem Mãe de Cristo e da Igreja, gerações de crentes confiantes em vós vos invocaram com o título de saúde dos enfermos.

Olhai para nós, vossos filhos, nesta hora de preocupação e de sofrimento devido a um contágio que semeia receio e apreensão nas nossas casas, nos lugares de trabalho e de recreio. Vós que conhecestes a incerteza do presente e do futuro e com o vosso Filho também percorrestes as estradas do exílio, recordai-nos que Ele é o nosso caminho, verdade e vida e que só Ele, que com a sua morte venceu a nossa morte, nos pode libertar de todo o mal.

Mãe dolorosa junto à cruz do Filho, também vós conhecestes a dor: suavizai os nossos sofrimentos com o vosso olhar maternal e com a vossa protecção. Abençoai os doentes, e quem nestes dias vive no temor, as pessoas que a eles se dedicam com amor e coragem, as famílias com os pequeninos e os mais idosos, a Igreja e a humanidade inteira. Ensinai-nos ainda, ó Mãe, a fazer em cada dia o que o vosso Filho diz à sua Igreja. Lembrai-nos, hoje e sempre, na provação e na alegria, que Jesus carregou sobre si os nossos sofrimentos suportou as nossas dores, e com o seu sacrifício acendeu no mundo a esperança de uma vida que não morre.

Saúde dos enfermos, nossa Mãe e Mãe de todos os homens, rogai por nós.