Pedimo-Vos, Senhor, que sejais o nosso auxílio e protecção

Pedimo-Vos, Senhor, que sejais o nosso auxílio e protecção. Salvai os que entre nós estão atribulados, tende piedade dos humildes, levantai os caídos, ajudai os necessitados, curai os enfermos, convertei os transviados do vosso povo, saciai os famintos, libertai os nossos prisioneiros, fortalecei os fracos, animai os pusilânimes.

Perdoai-nos as iniquidades, as injustiças, os pecados, as faltas. Não recordeis os pecados dos vossos servos e servas, mas purificai-nos na vossa verdade e dirigi os nossos passos, para que caminhemos na piedade, justiça e simplicidade do coração e façamos o que é bom e agradável aos vossos olhos e aos olhos daqueles que nos governam.

Senhor, fazei brilhar sobre nós a luz do vosso rosto, para gozarmos de bem-estar na vossa paz, para sermos protegidos com a vossa mão poderosa, livres de todo o pecado com o vosso braço excelso e salvos dos que nos odeiam injustamente.

Dai a concórdia e a paz, a nós e a todos os habitantes da terra, como a destes aos nossos pais, quando Vos invocavam santamente com toda a confiança e sinceridade de coração. Só Vós, Senhor, podeis conceder-nos estes bens e outros ainda maiores.

São Clemente I, papa, (séc. I)