Natal do Senhor – 25 de Dezembro

Hino

Cristo Jesus, ó Sol da Redenção, / À vossa luz se extingue todo o erro: / Acaba-se no mundo a solidão / Das almas em desterro.

Os Anjos cantam a Jesus nascido, / Adormecem na selva as feras más: / O universo repousa agradecido / Na alegria da paz.

Senhor do mundo, Vós sois o Menino / Da Virgem pura, Mãe Imaculada: / Cai das alturas um luar divino / Sobre a terra admirada.

Nossa Senhora Vos embala e canta, / No coração guardando quanto escuta: / O mistério daquela noite santa / No silêncio da gruta.

Louve o Senhor a natureza humana / Que no mundo jamais subira tanto; / Glória ao Pai, glória ao Filho, glória, hossana / Ao Espírito Santo.

Leitura breve – Hebr 1, 1-2

Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual criou o universo.

Preces 

Celebremos dignamente o Verbo eterno de Deus, que Se fez homem por nosso amor, e aclamemo-l’O com alegria, dizendo: Alegre-se a terra com o vosso nascimento.

Cristo, Verbo eterno, que descendo à terra a enchestes de alegria, alegrai o nosso coração com a graça da vossa visita. Alegre-se a terra com o vosso nascimento.

Rei do Céu e da terra, que enviastes os Anjos a anunciar a paz aos homens, conservai em paz os dias da nossa vida. Alegre-se a terra com o vosso nascimento.

Senhor, que viestes para ser a Videira que nos dá os frutos da vida, fazei que, unidos a Vós, dêmos fruto abundante de santidade. Alegre-se a terra com o vosso nascimento.

Esperado das nações, que viestes na plenitude dos tempos, revelai-Vos também àqueles que ainda Vos esperam. Alegre-se a terra com o vosso nascimento.

Verbo Encarnado, que viestes renovar a natureza humana, ferida pelo pecado, concedei a renovação perfeita aos nossos irmãos defuntos. Alegre-se a terra com o vosso nascimento.

Pai Nosso

Oração conclusiva

Concedei, Deus todo-poderoso, que, inundados pela nova luz do Verbo Encarnado, resplandeça em nossas obras o que pela fé brilha em nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.