Santo Alberto de Jerusalém e novo Prior Geral Carmelita – 17 de Setembro

Hoje, 17 de Setembro, a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo celebra a festa de Santo Alberto de Jerusalém. Neste mesmo dia, em Roma, foi eleito Fr. Míċéal O’Neill como novo Prior Geral da Ordem Carmelita (imagem).

Santo Alberto de Jerusalém escreveu a Regra que até aos nossos dias inspira a vida de toda a Família Carmelita (religiosos, religiosas, leigos). A Regra carmelita é a mais pequena de todas as Regras religiosas existentes na Igreja. Consiste, quase exclusivamente, numa sábia concatenação de citações da Bíblia. A Regra centra-se mais na justificação espiritual da vocação carmelita e nos meios necessários para a realizar, do que em normas legais que devem regular as relações de um grupo concreto.

Nela recolhe-se a motivação que deve guiar a vida dos consagrados e de todos os cristãos: “viver em obséquio de Jesus Cristo e servi-lo fielmente com coração puro e boa consciência” (nº 2), meditando dia e noite na sua palavra. Este é o ideal que a Regra do Carmelo apresenta e que a Família Carmelita deseja pôr em prática ainda hoje, oitocentos anos depois da sua promulgação.

Santo Alberto apesar de não ter sido carmelita, a Ordem do Carmo representa-o nas suas imagens vestido de carmelita e com a Regra na mão.

Quanto ao novo Prior Geral, Fr. Míċéal O’Neill O. Carm., é da Província Irlandesa, mas ultimamente já estava a viver em Roma, como Prior do Colégio Internacional de Santo Alberto. Nascido a 2 de Maio de 1952, professou na Ordem do Carmo a 19 de Setembro de 1971, tendo sido ordenado a 16 de Julho de 1977 e desempenhado desde então diversos cargos na Ordem. Para o novo Prior Geral as nossas felicitações e a nossa oração.

Oração

Senhor, que por intermédio de Santo Alberto nos destes uma forma de vida evangélica, concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre na contemplação de Jesus Cristo e servi-lo com fidelidade até à morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.