Oração do estudante

estudantes-estudando1

Meu Deus, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, subtileza para interpretar, e graça abundante para falar.

Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo, para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos.

Adaptação de uma oração de São Tomás de Aquino

Abrir

Oração de Judite de Sousa

w620h395

Meu Deus e meu Pai! Desfeito em átomos de água, partiu hoje para o teu infinito o filho que me deste. Gerei-o com amor, criei-o com carinho e eduquei-o o melhor que soube. Foi meu companheiro e meu ânimo nas muitas tempestades que tenho atravessado. Hoje não tenho nada. O muito que tinha foi para junto de ti. A sua alma de menino e o que restou do seu corpo de anjo também já foi desfeito em fumo. Estou só. Terrivelmente só. Só como há séculos, quando a tua mãe, nossa Senhora, te acolheu no regaço depois de te despregarem da cruz no calvário. Eu agora nada tenho. Nas distorcidas imagens que os meus olhos rasos de lágrimas salgadas e já secas, vejo nitidamente, o teu rosto misericordioso. No plano infinito da eternidade já está o meu menino. Tapa-o com o teu manto divino que as noites são frias para lá do Universo, ele é um bom menino. O meu menino! E se vires que pode merecer alguma coisa da dor desta perda sem remédio, rogo-te, meu Pai, que pronto me leves a vê-lo, que nestes dias as saudades apertam mais este meu coração trespassado pela dor. Eu só fui mãe deste filho. Hoje, já não sou mais mãe de ninguém.

Judite de Sousa

Abrir

Tu conheces-me

DE-VALOR-A-VIDA-e1347923615536-31526_572x300

Senhor, tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. Examinas o meu andar e o meu deitar, todos os meus caminhos Te são familiares. A palavra ainda não me chegou à língua, e Tu, Senhor, conhece-la perfeitamente. Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a Tua mão. É um saber maravilhoso que me ultrapassa, é alto demais: não posso atingi-lo! Pois Tu formaste os meus rins, Tu me teceste no seio materno. Eu Te agradeço por tão grande prodígio. Os teus olhos viam as minhas acções e eram todas escritas no Teu livro. Vê se ando por um caminho errado, e conduz-me pelo caminho eterno. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Abrir