Solenidade do Sagrado Coração de Jesus – 8 de Junho

Hoje, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, poder-se-ia dizer que é a festa do amor de Deus, um amor que é como um mar sem fundo. Antes que qualquer homem pudesse amar Deus, foi Ele que nos amou primeiro, Ele é o primeiro a amar. Tão grande é o amor de Deus. Um poeta dizia que era como o mar, sem margens, sem fundo… mas um mar sem limites. E este é o amor que nós devemos entender, o amor que nós recebemos.
Como é que Deus manifesta o amor? Com as grandes coisas? Não: rebaixa-se. Faz-se pequeno. Aproxima-Se. E com esta proximidade, com este rebaixamento, Ele faz-nos entender a grandeza do amor. Este amor mostrado no pequeno faz-se concreto em Jesus Cristo. As obras de misericórdia são justamente a estrada do amor que Jesus nos ensina em continuidade com este amor de Deus. As obras de misericórdia são a continuidade deste amor, que se rebaixa, chega a nós e nós o levamos para diante (Papa Francisco, Resumo da meditação matutina, 8 de Junho de 2018).

Pensamentos de Santa Margarida Maria Alacoque sobre o Sagrado Coração de Jesus

“Nunca desconfieis da misericórdia do Sagrado Coração, que é infinitamente maior que todas as nossas misérias”.

“O Sagrado Coração quer reinar no coração do mundo inteiro porque todos lhe foram dados por herança”.

“O maior testemunho de amor que podemos dar ao Sagrado Coração e a melhor reparação que lhe podemos oferecer é unirmo-nos a Ele, muitas vezes, pela comunhão sacramental e desejarmos ardentemente essa união pela comunhão espiritual”.

“Todos podemos ser apóstolos do Sagrado Coração, porque temos corpos capazes de sofrer e trabalhar, e corações para amar e orar”.

Consagração da Família ao Sagrado Coração de Jesus

– Coração de Jesus, símbolo do amor infinito do Pai pelos seres humanos, queremos consagrar-Vos, hoje e para sempre, a nossa família e implorar as Vossas bênçãos sobre ela. Coração de Jesus, nós Vos consagramos a nossa família.

– O nosso lar Vos pertence. Fazei nele o Vosso trono e reinai em nossos corações. Participai da nossa mesa e abençoai o nosso pão de cada dia. Que ele seja suficiente para nós e ainda nos permita fazer o milagre da partilha com os irmãos. Coração de Jesus, nós Vos consagramos a nossa família.

– Sede no meio de nós o Amigo intimo, o Irmão e o Companheiro de todas as horas. Cada um de nós, tudo o que somos ou temos, Vos pertence. Dai-nos a graça da fidelidade no discipulado, e que a nossa alegria seja fazer a Vontade do Pai. Coração de Jesus, nós Vos consagramos a nossa família.

– Pedimos também, ó Jesus, que a Vossa Mãe nos assista como filhos e filhas e abençoe o nosso lar, como fez feliz o lar de Nazaré. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso e dai-nos a paz e a vida eterna. Coração de Jesus, nós Vos consagramos a nossa família.

Oração

Concedei, Deus todo-poderoso que, ao celebrar a solenidade do Coração de vosso amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos vossos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *