Crer no Ressuscitado…

Crer no Ressuscitado é resistirmos a aceitar que a nossa vida é somente um pequeno parêntese entre dois grandes vazios. Apoiando-nos em Jesus Ressuscitado por Deus, intuímos, desejamos e cremos que Deus está a conduzir até a verdadeira plenitude o anseio de vida, de justiça e de paz que se encontra no coração da Humanidade e em toda a criação.

Crer no Ressuscitado é opôr-nos com todas as nossas forças à ideia de que a grande maioria de homens, mulheres e crianças que só têm conhecido miséria, humilhação e sofrimento nesta vida, fiquem esquecidos para sempre.

Crer no Ressuscitado é confiar numa vida onde já não haverá pobreza nem dor, ninguém estará triste nem precisará de chorar. Finalmente, poderemos ver os que se fazem transportar em pequenas embarcações chegar à sua verdadeira Pátria.

Crer no Ressuscitado é aproximar-nos com esperança de tantas pessoas sem saúde, enfermos crónicos, deficientes físicos e psíquicos, pessoas afundadas na depressão, cansadas de viver e de lutar. Um dia conhecerão o que significa viver em paz e com saúde total. Escutarão as palavras do Pai: “Entra para sempre na alegria do teu Senhor”.

Crer no Ressuscitado é não nos resignarmos a que Deus seja para sempre um “Deus oculto” de quem não possamos conhecer o seu olhar, a sua ternura e os seus abraços. Encontrá-lo-emos encarnado para sempre gloriosamente em Jesus.

Crer no Ressuscitado é confiar que os nossos esforços por um mundo mais humano e feliz não se perderão. Um dia feliz, os últimos serão os primeiros e as prostitutas preceder-nos-ão no Reino.

Crer no Ressuscitado é saber que tudo o que aqui ficou pela metade, o que não conseguiu ser, o que estropiamos com a nossa torpeza ou o nosso pecado, tudo alcançará em Deus a sua plenitude. Nada se perderá do que vivemos com amor e ao que renunciamos por amor.

Crer no Ressuscitado é esperar que as horas alegres e as experiências tristes, as marcas que deixamos nas pessoas e nas coisas, o que construímos ou desfrutamos generosamente, transfigurar-se-á. Já não conheceremos a amizade que termina, a festa que acaba nem a despedida que nos deixa tristes. Deus será tudo em todos.

Crer no Ressuscitado é acreditar que um dia escutaremos estas inacreditáveis palavras que o livro do Apocalipse coloca na boca de Deus: “Eu sou o princípio e o fim de tudo. Ao que tiver sede eu lhe darei gratuitamente do manancial da água da vida. Já não haverá morte nem choro, nem gritos e nem fadigas, porque tudo isso passou”.

José Antonio Pagola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *