Via Sacra: 12ª Estação

12ª Estação: Jesus crucificado, a Mãe e o Discípulo

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus!

R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Do Evangelho de São João (19, 25-27): Junto da cruz de Jesus, estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala. Ao ver sua mãe e, junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse a sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua mãe”. E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-A em sua casa.

No alto do Gólgota, junto da cruz de Jesus, recortam-se as silhuetas da Mãe e do discípulo. Os retábulos das nossas igrejas coroam-se com estas mesmas imagens. Tudo é alto na cruz. Muda e imóvel, junto do patíbulo, está a Mãe Dolorosa, vendo morrer o Filho abandonado. E desde então remediou-se a solidão da Mãe e a orfandade de todos: nós somos os filhos regenerados, os filhos nascidos na dor.

Oremos: Senhor Jesus, que antes de morrer nos fizestes a última grande doação, nós Vos damos graças pela Mãe Dolorosa, que é a nossa melhor consolação e herança. Nós Vos pedimos para estar sempre, como Maria e João, ao pé da Cruz, pois só os fortes devem sofrer junto de Deus. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *