Via Sacra: 8ª e 9ª Estações

8ª Estação – Jesus é ajudado pelo cireneu a levar a cruz

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus!

R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Do Evangelho de São Marcos (Mc 15, 21): Obrigaram então um certo homem que passava, vindo do campo, chamado Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo, a levar a cruz.

Ninguém queria ajudar Jesus, não houve voluntários. O Cireneu é obrigado pelos soldados a levar a Cruz de um condenado à morte. Há muitos “cireneus” forçados, que se compram ou alugam, mas não o fazem por compaixão. Ser cireneu é não recusar a cruz do irmão, é entender o evangelho do sofrimento, é ser solidário com o homem humilhado.

Oremos: Senhor Jesus, ao carregardes com a Cruz de todos os homens, tivestes que ser ajudado pelo Cireneu no Vosso caminho para o Calvário. Dai-nos entranhas de misericórdia, ensinai-nos a levar a cruz e fazei que nunca deixemos abandonados à beira do caminho da vida os homens com a suas cruzes. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

9ª Estação – Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus!

R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Do Evangelho de São Lucas (Lc 23, 27-28) : Seguia-O uma grande multidão de povo e de mulheres que O choravam e O lamentavam. Voltando-se para elas, disse-lhes Jesus: “ filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”.

Choravam as mulheres de Jerusalém e Jesus repreendeu as suas lágrimas, com estranhas palavras de advertência. Não precisam de chorar com lamentos estéreis aqueles que não aliviam nenhuma dor do mundo. Todos somos convidados a chorar com realismo sobre nós mesmos, e nunca ser carpideiras dos outros. O pranto do cristão deve ser o arrependimento, a justa penitência, a conversão.

Oremos: Senhor Jesus, que nos olhais com amor e Vos compadeceis de todos, perdoai os nossos falsos lamentos. Fazei que saibamos chorar a secura das nossas vidas egoístas, para florescermos com frutos de amor sincero. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *