Frases do Papa Francisco sobre a Confissão

 – Cristo não ameaça, mas chama com doçura, dando confiança. O Senhor diz: “Vem e discutamos. Falemos um pouco”. Não nos assusta. É um pouco como o pai do filho adolescente que fez uma partida e tem de o repreender. E sabe que se o faz com o bastão, a coisa não resultará bem, tem de entrar com confiança.

– Como confessor, mesmo quando me deparei com uma porta fechada, procurei sempre uma abertura, uma fresta para abrir aquela porta e poder conceder o perdão, a misericórdia.

– O simples facto de uma pessoa procurar o confessionário indica já um início de arrependimento, ainda que não seja consciente.

– O simples fato de estar ali (no confessionário) pode testemunhar o desejo de uma mudança.

– É importante que eu vá ao confessionário, que me coloque diante de um sacerdote, que personifica Jesus, que me ajoelhe perante a Mãe Igreja, chamada a distribuir a misericórdia de Deus.

– Os confessores têm à sua frente as ovelhas perdidas que Deus ama tanto; se não lhes demonstrarmos o amor e a misericórdia de Deus, afastam-se e talvez nunca mais voltem.

– Há muitas pessoas humildes que confessam as suas recaídas. O importante, na vida de cada homem e de cada mulher, não é nunca voltar a cair pelo caminho. O importante é levantar-se sempre, não ficar no chão a lamber as feridas. O Senhor da misericórdia perdoa-me sempre, de maneira que me oferece a possibilidade de voltar a começar sempre.

Papa Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *