Caminhando através do Advento (10): a Igreja peregrina

A Igreja, à qual somos todos chamados em Cristo Jesus e na qual pela graça de Deus adquirimos a santidade, só será consumada na glória celeste, quando chegar o tempo da restauração de todas as coisas; e com o género humano também todo o universo, que está unido intimamente ao homem e por ele atinge o seu fim, será totalmente restaurado em Cristo. 

Quando foi levantado da terra, Cristo atraiu a Si todos os homens; ressuscitado de entre os mortos, enviou sobre os Apóstolos o seu Espírito vivificador e, por meio d’Ele, constituiu o seu Corpo, que é a Igreja, como sacramento universal de salvação; sentado à direita do Pai, actua continuamente no mundo para conduzir os homens à Igreja e por ela os unir mais estreitamente a Si, e com o alimento do seu próprio Corpo e Sangue os tornar participantes da sua vida gloriosa. A restauração prometida, que esperamos, principiou já em Cristo, foi impulsionada com a vinda do Espírito Santo e continua por meio d’Ele na Igreja que nos faz descobrir na fé o sentido da própria vida temporal à medida que vamos realizando, com esperança nos bens futuros, a obra que o Pai nos confiou no mundo; e assim vamos operando a nossa salvação. 

Lumen Gentium nº 48

Oração

Deus omnipotente, que fazeis chegar aos confins da terra o anúncio do Salvador, preparai-nos para acolher com alegria a glória do seu nascimento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *