2º Domingo do Advento – Ano B

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 1, 1-8)

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: «Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, a fim de preparar o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’».

João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo».

Mensagem

No deserto aparece um profeta diferente. Vem para “preparar o caminho do Senhor”. A reacção do povo é comovedora. Segundo o evangelista, deixam a Judeia e Jerusalém e caminham para o “deserto” a fim de escutar a voz que os chama. O deserto recorda-lhes a sua antiga fidelidade a Deus, seu amigo e aliado, porém, sobretudo, é o melhor lugar para escutar o apelo à conversão. Ali o povo toma consciência da situação em que vive; experimenta a necessidade de mudar. Segundo Marcos, “confessavam os seus pecados e João baptizava-os”.

A conversão que necessita o nosso modo de viver o Cristianismo não pode ser improvisada. Requer um longo tempo de recolhimento e trabalho interior. Passarão anos até que sejamos mais verdadeiros na Igreja e reconheçamos a conversão que necessitamos para acolher, mais fielmente, Jesus Cristo no centro do nosso Cristianismo. Esta pode ser hoje a nossa tentação: não escutar nenhuma voz que nos convide a mudar. Distrair-nos com qualquer coisa para esquecer os nossos medos e disfarçar a nossa falta de coragem para acolher a verdade de Jesus Cristo.

Não poucos cristãos praticantes compreendem a sua fé como uma “obrigação”. Esta maneira de entender e viver a fé gera um tipo de cristão aborrecido, sem desejo de Deus e sem criatividade nem paixão alguma por difundir a sua fé. Basta “cumprir”. Esta religião não tem atracção alguma; converte-se num peso difícil de suportar. Não estava equivocada Simone Weil quando escrevia que “onde falta o desejo de encontrar-se com Deus, ali não há crentes, mas pobres criaturas de pessoas que se dirigem a Deus por medo ou por interesse”.

Palavra para o caminho

Neste segundo Domingo de preparação para o Natal, a liturgia indica-nos que é um tempo para reconhecer os vazios a colmatar na nossa vida, para libertar o terreno de todas as agruras do orgulho e criar espaço para acolher Jesus que vai chegar. E um vazio pode ser o facto de não rezarmos ou de rezarmos pouco. Um outro vazio poderia ser a falta de caridade em relação ao próximo, sobretudo em relação aos mais necessitados de ajuda não só material, mas também espiritual (Papa Francisco, Angelus, 10 de Dezembro de 2017).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *