A caminho da festa de Santa Teresa de Jesus – I

Mistérios Gozosos (rezados aos sábados e segundas-feiras)

A oração do Terço sempre foi uma oração muito cara aos santos e a todos os cristãos. Outubro é o mês do Rosário. Estamos também às portas da festa / solenidade da grande santa carmelita Santa Teresa de Jesus (ou de Ávila) que se celebra já no dia 15 de Outubro. Para nos prepararmos para este dia tão importante para o Carmelo e o Povo de Deus propomos a oração do terço inspirados pelas palavras de Teresa de Jesus como eco meditativo dos acontecimentos da nossa redenção

 1º Mistério – A anunciação do Anjo à Virgem Maria. Maria disse: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra». E o Anjo retirou-se” (Lc 1, 38).

“Convêm que nos lembremos o que fez a Virgem Nossa Senhora com a sua sabedoria perguntando ao Anjo como se faria isso. Quando o Anjo lhe disse: ‘O Espírito Santo virá sobre ti, a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra’. Ela não fez mais perguntas (Santa Teresa de Jesus, CAD 6,7).

1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai…

 2º Mistério – A visita de Maria à sua prima Isabel“. Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1, 42b-45).

“Pedi a Nosso Senhor que vos conceda com perfeição o amor ao próximo e deixai-O agir em vós. Com efeito, não é possível saber se amamos a Deus, já o amor ao próximo pode ser comprovado. E convencei-vos, quanto mais praticardes este último, tanto mais estareis praticando o amor a Deus (Santa Teresa de Jesus, 5M 3, 12-18).

1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai…

 3º Mistério – O nascimento de Jesus“. Os pastores foram, pois, apressadamente a Belém e encontraram Maria e José e o menino deitado na manjedoura.” (Lc 2, 16).

“Assemelhemo-nos em algo ao nosso Rei; que teve por casa apenas o presépio de Belém, onde nasceu, e a cruz onde morreu.” (Santa Teresa de Jesus, C 2, 9).

1 Pai nosso, 10 Ave- Marias e 1 Glória ao Pai…

 4º Mistério – A apresentação do Menino Jesus no Templo“. Simeão abençoou-os e disse a Maria, a mãe: «Este Menino será causa de queda e de ressurgimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – e a ti, uma espada transpassará a tua alma!»” (Lc 2, 34-35).

“O justo Simeão também não via no Glorioso Menino pobrezinho senão aquilo que o envolvia e as poucas pessoas que iam com Ele na procissão, sendo mais possível que O julgasse, diante disso, antes filho de pobres do que do Pai Celestial, mas o próprio Menino se deu a conhecer.” (Santa Teresa de Jesus C 31, 2).

1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai…

 5º Mistério – O encontro do Menino Jesus no Templo. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe disse-lhe: «Meu Filho, por que agiste assim connosco? Olha, que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Sua Mãe guardava todas estas coisas no coração.”  (Lc 2, 48. 51b).

“Não sei verdadeiramente como se deve pensar na Rainha dos Anjos no tempo em que tanto se angustiou com o Menino Jesus sem dar graças a São José pelo auxílio que lhes prestou” (Santa Teresa de Jesus V 8, 6).

1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *