14º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 11, 25-30)

Naquele tempo, Jesus exclamou: “Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Tudo me foi dado por meu Pai. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve”.

“Vinde a mim” (Mt 11, 28)

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). Jesus sabe quanto a vida pode ser dura: desilusões e feridas do passado, fardos a carregar e incertezas e preocupações pelo futuro. Diante disto, a primeira palavra de Jesus é um convite a se mexer e a reagir: “Vinde”.

O erro, quando as coisas não vão bem, é permanecer onde se está. Parece evidente, mas quanto é difícil reagir e abrir-se! Jesus, quer tirar-nos das “areias movediças” de ficarmos fechados em nós mesmos, remoendo quanto a vida é injusta, quanto os outros são ingratos e como o mundo é malvado.

O caminho para sair está na relação, em estender a mão e em levantar o olhar para quem realmente nos ama. Todavia, sair de si não basta, é preciso saber para onde ir, porque muitas metas são ilusórias, são “fogos de artifício”. Por isso, Jesus indica onde ir: “Vinde a mim”. É sempre válido buscar um amigo ou um especialista quando estamos com um problema, mas não se deve esquecer Jesus.

Não nos esqueçamos de nos abrir a Ele e de lhe contar a nossa vida, confiar-lhe as pessoas e as situações. Ele nos espera, não para resolver magicamente os nossos problemas, mas para nos fortalecer neles. Jesus não tira os fardos da vida, mas a angústia do coração; não nos tira a cruz, mas carrega-a connosco.

E com Ele, todo o fardo torna-se leve, porque Ele é o descanso que buscamos. Quando Jesus entra na nossa vida, chega a paz, aquela que permanece inclusive nas provações. Vamos até Jesus, vamos encontrá-lo diariamente na oração, num diálogo confiante e pessoal; vamos familiarizar-nos com a sua Palavra, redescobrir sem medo o seu perdão, matar a nossa fome com o seu Pão de vida: sentir-nos-emos amados e consolados por Ele.

Papa Francisco, Resumo do Angelus de 9 de Julho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *