Domingo de Pentecostes – Ano B

Pentecost

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 20, 19-23)

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».

Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».

Mensagem

Vem, Espírito Santo, desperta a nossa fé débil, pequena e vacilante. Ensina-nos a viver confiando sempre no Amor insondável de Deus nosso Pai por todos os seus filhos e filhas. Se se apaga esta fé nos nossos corações, rapidamente morrerá também nas nossas famílias e nas nossas comunidades cristãs.

Vem, Espírito Santo, faz com que Jesus ocupe o centro da tua Igreja e de cada comunidade cristã. Que nada nem ninguém o suplante nem o obscureça. Atrai-nos para o Evangelho, que não fujamos da palavra de Jesus nem nos desviemos do seu mandato de nos amarmos uns aos outros como ele nos amou.

Vem, Espírito Santo, abre os nossos ouvidos para escutar os teus chamamentos, que hoje nos chegam, desde as interrogações, sofrimentos, conflitos e contradições dos homens e mulheres dos nossos dias. Faz-nos viver abertos ao teu poder para que vivamos mais atentos ao que nasce do que ao que morre, com o coração sustentado pela esperança e não pela nostalgia.

Vem, Espírito Santo, e purifica o coração das nossas comunidades cristãs e de cada um de nós mesmos. Ensina-nos a reconhecer os nossos pecados e limitações. Recorda-nos sempre que todos somos frágeis, medíocres e pecadores. Liberta-nos da nossa arrogância e falsa segurança. Ensina-nos a caminhar entre os homens e mulheres do nosso tempo com mais verdade e humildade.

Vem, Espírito Santo, ensina-nos a olhar de maneira nova a vida, o mundo e, sobretudo, as pessoas. Que aprendamos a ver como Jesus via, os que sofrem, os que choram, os que caem, os que vivem sós e esquecidos.

Vem, Espírito Santo, faz de nós comunidades cristãs de portas abertas, com coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada nem ninguém nos distraia e desvie de Jesus, da sua Igreja e do seu Evangelho.

Palavra para o caminho

Espírito Santo de Deus, consagro-Te hoje todo o meu ser, vontade, inteligência, memória, imaginação e afectividade. Conduz-me pelos Teus caminhos, guia-me com a Tua sabedoria para a vida plena de Jesus. Cria em mim um coração puro e humilde, mas que tenha a ousadia e o ardor dos mártires. Enche-me com os Teus dons, santifica-me com os Teus frutos. Restaura todo o  meu viver, para que eu seja um canal do Teu amor. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *