2º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Vinde ver

O Evangelho deste segundo Domingo do Tempo Comum (cf. Jo 1, 35-42) apresenta o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. A cena tem lugar no rio Jordão, um dia depois do baptismo de Jesus. É o próprio João Baptista que indica o Messias a dois deles com estas palavras: «Eis o Cordeiro de Deus!». E aqueles dois, confiando no testemunho do Baptista, seguem Jesus. Vendo que o seguiam, perguntou-lhes: «Que procurais?» e eles disseram-lhe: «Mestre, onde moras?». Jesus responde: «Vinde ver». Não é difícil imaginá-los sentados a fazer-Lhe perguntas e sobretudo a ouvi-Lo, sentindo o seu coração enternecer à medida que o Mestre fala. Nos seus corações, irrompe a luz que só Deus pode dar. Depois, quando se despedem e regressam para junto dos seus irmãos, esta alegria, esta luz transborda dos seus corações como um rio. Um dos dois, André, diz ao seu irmão Simão – a quem Jesus chamará Pedro quando o encontrar – «Encontrámos o Messias». Saíram com a certeza de que Jesus era o Messias.

Cada chamamento de Deus é uma iniciativa do Seu amor. O primeiro chamamento de Deus é para a vida, com a qual Ele nos constitui como pessoas. Depois, Deus chama à fé e a fazer parte da sua família, como filhos de Deus. Por fim, Deus chama-nos a um estado particular de vida, para nos doarmos no caminho do matrimónio, no caminho do sacerdócio ou da vida consagrada. Estas são formas diferentes de cumprir o projecto de Deus, o projecto que Deus tem para cada um de nós, que é sempre um desígnio de amor. A maior alegria para cada crente é responder a este chamamento, oferecer todo o seu ser ao serviço de Deus e dos seus irmãos.

Devemos procurar encontrar o amor que está por trás de cada chamamento feito por Deus e responder só com amor. No início há um encontro, ou melhor, há o encontro com Jesus, que nos fala do Pai, dá-nos a conhecer o seu amor. E então surge espontaneamente em nós também o desejo de comunicar isto às pessoas que amamos: “Encontrei o Amor”, “Encontrei o Messias”, “Encontrei Deus”, “Encontrei Jesus”, “Encontrei o sentido da minha vida”. Numa palavra: “encontrei Deus”.

Lembremo-nos disto: para cada um de nós, na vida, houve um momento em que Deus se fez presente com mais força, com um chamamento. Recordemo-lo. Voltemos àquele momento, para que a memória daquele momento nos renove sempre no encontro com Jesus.

Papa Francisco, Resumo do Angelus, 17 de Janeiro, 2021