Ano de São José (2020 – 2021)

Para celebrar os 150 anos da declaração do São José como Padroeiro da Igreja Universal, através do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de Dezembro de 1870, pelo Beato Pio IX, o Papa Francisco convoca o “Ano de São José” (8 de Dezembro de 2020 – 8 de Dezembro de 2021) com a Carta apostólica Patris corde – Com coração de Pai.

Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento, pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra, com estas palavras, o Papa Francisco descreve São José na Carta apostólica, Patris corde – Com coração de Pai,  publicada hoje, 8 de Dezembro de 2020.

Diz o Papa: “Todos os dias, há mais de quarenta anos, depois das Laudes, recito uma oração a São José tirada dum livro francês de devoções, do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria, que expressa devoção, confiança e um certo desafio a São José: «Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa protecção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amen»”.

Para consultar Patris corde – Com coração de Pai:

http://www.vatican.va/…/letteraapostolica-patriscorde.html

Oração

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amen.