Solenidade do Profeta Elias – 20 de Julho

A Ordem Carmelita celebra neste dia a Solenidade do Profeta Elias. Elias converteu-se para os primeiros carmelitas e os irmãos que lhes sucederam, na primeira pessoa que tinha incarnado o ideal de vida que os tinha estimulado a deixar as suas casas. Sentiram-se, em certo sentido, filhos seus, herdeiros de uma riqueza espiritual que, por diferentes caminhos, tinha chegado até eles. Os carmelitas de então, como os de hoje, têm Elias como seu “Pai”, não no sentido histórico ou material, mas pelos valores que a sua figura exprime.

Hino

Deus o chamou à solidão, / E ele ouviu a sua voz; / Viveu a experiência de Deus, / É um modelo para todos nós.

No silêncio e na oração, / No amor de Deus era abrasado; / Ocupado com o seu Senhor, / Era por ele alimentado.

Profeta de bens messiânicos, / Ei-lo à viúva a anunciar: / “A farinha mais o azeite, / Disse o Senhor, hão-de durar”.

Homem de Deus é Santo Elias: / Um menino ressuscitou; / A futura ressurreição/ Com sua acção profetizou.

Defensor do Deus verdadeiro, / A sua mão com ele estava; / Quantas gestas prodigiosas / Por meio dele Deus operava!

A glória da Eterna Trindade: / Pai, Filho e Espírito de Amor / Nós contemplemos com Elias. / Com ele a Deus nosso louvor.

Preces

Supliquemos humildemente a Deus, nosso Pai, que outrora falou por meio dos profetas e hoje nos fala por intermédio do seu Filho, por meio do qual quer reconciliar todos os homens consigo, dizendo confiadamente: Senhor, atraí-nos para vós!

– Senhor, que vos revelastes ao profeta Elias no silêncio e na solidão, concedei-nos que, desapegados de tudo o que nos impede de ouvir a vossa voz, sempre vos procuremos e encontremos. Senhor, atraí-nos para vós!

– Senhor, que destes ao sedento Elias a água reconfortante da torrente do Carit, concedei que bebamos nas fontes vivas da caridade e da contemplação. Senhor, atraí-nos para vós!

– Senhor, que sustentastes com a vossa força o profeta Elias na sua caminhada para o monte Horeb, concedei que caminhemos incessantemente ao vosso encontro, sustentados pelo Corpo e Sangue de Cristo. Senhor, atraí-nos para vós!

– Senhor, que vos revelastes a Elias no sopro de uma brisa ligeira, concedei que, no silêncio, atentos e com pronta docilidade, saibamos perceber cada inspiração do Espírito Santo. Senhor, atraí-nos para vós!

– Senhor, que suscitastes Elias como fogo e o inflamastes de zelo pela vossa glória, concedei que, inflamados no vosso amor, sirvamos hoje com solicitude a Igreja e os irmãos. Senhor, atraí-nos para vós!

– Vós que enviastes uma chuva salutar, em atenção às preces do nosso Pai Elias no monte Carmelo, infundi em nós, que fomos chamados ao Carmelo, o espírito de oração, para que possamos atrair sobre o mundo as chuvas da vossa graça. Senhor, atraí-nos para vós!

Pai Nosso

Oração conclusiva

Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao vosso profeta Elias, nosso Pai, viver na vossa presença e inflamar-se de zelo pela vossa glória, concedei-nos que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos no mundo testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.