1º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

EM CAMINHO

Gloriosa Virgem Santa / Do Carmelo sois a flor. / Sois a filha predilecta / De Deus, nosso Criador.

Reflexão

Como peregrinos, pomo-nos a caminho para a celebração da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. Durante nove dias preparemos o coração. Os desejos, por um lado, antecipam, de certa forma, esse dia tão importante para a Família Carmelita, e, por outro, impelem-nos para diante para que nos encontremos de forma solene com a nossa Mãe e Irmã, Nossa Senhora do Carmo.

No caminho que hoje começamos a percorrer não o fazemos sozinhos. Connosco caminham milhares de irmãos e de irmãs, que, orientados pelo Espírito, procuram em Maria fontes para a sua sede e misericórdia para a sua fragilidade.

Levamos connosco como sinal o Escapulário, dom de Maria e compromisso de fraternidade para o caminho da nossa vida e não somente para esta novena.

Pistas de luz

Maria caminha connosco. Seguimos aquela que é a “Estrela da nova evangelização”.

Vamos a Deus percorrendo os caminhos do mundo, sendo homens e mulheres do nosso tempo, para quem nada do que é humano nos é estranho.

Escapulário

Vestido dos que caminham. Ocasião para expressar o nosso amor filial a Nossa Senhora do Carmo e também para penetrarmos no seu coração para verificarmos e aprendermos como ela vivia a partir de dentro.

Oração

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.