Via Sacra. Caminhar com Jesus em tempo de pandemia (III)

VIA SACRA. CAMINHAR COM JESUS EM TEMPO DE PANDEMIA

XI ESTAÇÃO

Jesus é pregado na Cruz

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Evangelho segundo São Lucas (23, 33-34)

Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-No a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem».

Meditação e oração

Na cruz de Jesus, contemplamos todos os que vivem um tempo de maior cruz numa cama de hospital, no isolamento ou no medo.

Com todos os doentes, rezamos: Eis-me diante de Ti, Senhor, na doença e nas feridas do coração. A ti estendo tremente a mão para tocar a ferida do lado e tirar água para a minha sede e bálsamo para as minhas chagas. Dai-me a força, Crucificado Senhor, de ser amor também na dor. Acaricia Tu a minha alma para que consolação para mim seja. Abraça o meu espírito e o corpo doente, e faz com que por ti seja curado. Visita com Maria, a Virgem Mãe, esta casa para que nela haja paz. Regozija de alegria e ternura toda a solidão e tristeza. Acende no meu coração a esperança, e ajuda-me a acreditar com constância, para ser contigo, meu Senhor, um altar de graça e de amor. Ámen. (Oração do doente de D. Mario Russotto).

Pai nosso…

XII ESTAÇÃO

Jesus morre na Cruz

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Evangelho segundo São Lucas (23, 44-47)

Por volta do meio-dia, as trevas cobriram toda a região até às três horas da tarde. O sol tinha-se eclipsado e o véu do templo rasgou-se ao meio. Dando um forte grito, Jesus exclamou: «Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito». Dito isto expirou. Ao ver o que se passava, o centurião deu glória a Deus, dizendo: «Verdadeiramente este homem era justo!»

Meditação e oração

Contemplamos Jesus morto na cruz. Num momento de silêncio orante, entregando nas mãos de Deus todos os que morreram vítimas do Covid-19.

Escutemos de novo o Papa Francisco: “Abraçar a sua cruz significa encontrar a coragem de abraçar todas as contrariedades da hora atual, abandonando por um momento a nossa ânsia de omnipotência e possessão, para dar espaço à criatividade que só o Espírito é capaz de suscitar. Significa encontrar a coragem de abrir espaços onde todos possam sentir-se chamados e permitir novas formas de hospitalidade, de fraternidade e de solidariedade. Na sua cruz, fomos salvos para acolher a esperança e deixar que seja ela a fortalecer e sustentar todas as medidas e estradas que nos possam ajudar a salvaguardar-nos e a salvaguardar. Abraçar o Senhor, para abraçar a esperança. Aqui está a força da fé, que liberta do medo e dá esperança.”

Pai nosso…

XIII ESTAÇÃO

Jesus é descido da Cruz

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

 

Do Evangelho segundo São João (19, 38-40)

Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente por medo das autoridades judaicas, pediu a Pilatos que lhe deixasse levar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu-lho. Veio, pois, e retirou o corpo. Nicodemos, aquele que antes tinha ido ter com Jesus de noite, apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram, então, o corpo de Jesus e envolverem-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus.

Meditação e oração

Enquanto a sombra do sepulcro se estende sobre o corpo de Jesus deitado nos braços da Mãe, continuam também os nossos medos… Mas não o desespero: habita-nos a confiança e a fé na luz da Páscoa que voltará a resplandecer.

Ao consagrar-se ao teu Sagrado Coração, entrega-se a Igreja à guarda do Coração Imaculado de Maria, configurado pela luz da tua Páscoa e aqui revelado a três crianças como refúgio e caminho que ao teu coração conduz. Seja a Virgem Santa Maria, a Senhora do Rosário de Fátima, a Saúde dos Enfermos e o Refúgio dos Teus discípulos gerados junto à Cruz do teu amor. Seja o Imaculado Coração de Maria, a quem nos entregamos, connosco a dizer: — nesta singular hora de sofrimento, acolhe os que perecem, dá alento aos que a Ti se consagram e renova o universo e a humanidade. Ámen. (Do Ato de Consagração, Fátima, 25 de março de 2020)

Pai nosso…

XIV ESTAÇÃO

Jesus é depositado no sepulcro

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Evangelho segundo São João (19, 41-42)

No sítio em que Ele tinha sido crucificado, havia um horto e, no horto, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Como, para os judeus, era o dia da Preparação da Páscoa e o túmulo estava perto, foi ali que puseram Jesus.

Meditação e oração

A pedra à entrada da sepultura de Jesus parece matar toda a esperança. Os discípulos não podiam supor, no entanto, que estavam mais perto que nunca da Ressurreição! Cada dia que passa, estamos um dia mais próximo do fim desta pandemia. Não sabemos quando será esse dia, nem isto pode servir para nos descuidarmos na sua prevenção ou tratamento. Mas dá-nos alento e fortalece a nossa esperança.

Terminamos escutando de novo o Santo Padre: “«Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» Queridos irmãos e irmãs, deste lugar que atesta a fé rochosa de Pedro, gostaria nesta tarde de vos confiar a todos ao Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, saúde do seu povo, estrela do mar em tempestade. Desta colunata que abraça Roma e o mundo desça sobre vós, como um abraço consolador, a bênção de Deus. Senhor, abençoa o mundo, dá saúde aos corpos e conforto aos corações! Pedes-nos para não ter medo; a nossa fé, porém, é fraca e sentimo-nos temerosos. Mas Tu, Senhor, não nos deixes à mercê da tempestade. Continua a repetir-nos: «Não tenhais medo!» (Mt 14, 27). E nós, juntamente com Pedro, «confiamos-Te todas as nossas preocupações, porque Tu tens cuidado de nós» (cf. 1 Ped 5, 7).”

Pai nosso…

ORAÇÃO PARA PEDIR AJUDA, CONFORTO E SALVAÇÃO

Deus Pai, Criador do mundo, omnipotente e misericordioso, que por nosso amor enviaste o teu Filho ao mundo como médico dos corpos e das almas, olha para os teus filhos que neste momento difícil de desorientação e consternação em muitas regiões da Europa e do mundo se voltam para Ti em busca de força, salvação e alívio.

Livra-nos da doença e do medo, cura os nossos doentes, conforta os seus familiares, dá sabedoria aos nossos governantes, energia e recompensa aos médicos, enfermeiros e voluntários, vida eterna aos defuntos. Não nos abandones neste momento de provação, mas livra-nos de todo o mal. Tudo isto Te pedimos, ó Pai que, com o Filho e o Espírito Santo, vives e reinas pelos séculos dos séculos. Ámen.

Santa Maria, Mãe da saúde e da esperança, roga por nós!

Bispos da Europa

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Ámen.