Via Sacra. Caminhar com Jesus em tempo de pandemia (II)

VIA SACRA. CAMINHAR COM JESUS EM TEMPO DE PANDEMIA

VI ESTAÇÃO

A Verónica limpa o rosto de Jesus

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Livro do profeta Isaías (53, 2-3)

Sem figura nem beleza, vimo-Lo sem aspeto atraente, desprezado e abandonado pelos homens, como alguém cheio de dores, habituado ao sofrimento, diante do qual se tapa o rosto, menosprezado e desconsiderado.

Meditação e oração

Uma mulher abre caminho através da multidão para ver de perto o rosto de Jesus, marcado pela dor. Não fica indiferente. Quer ajudar. Trazer um pouco de dignidade a quem assim sofre. Verónica limpa o rosto de Jesus, como hoje tantos se aproximam dos que estão envolvidos pelo sofrimento e a doença. “Quantas pessoas dia a dia – voltamos ao texto do Papa Francisco – exercitam a paciência e infundem esperança, tendo a peito não semear pânico, mas corresponsabilidade! Quantos pais, mães, avôs e avós, professores mostram às nossas crianças, com pequenos gestos do dia a dia, como enfrentar e atravessar uma crise, readaptando hábitos, levantando o olhar e estimulando a oração!”

Agradecemos-te, Senhor, por quantos estão ao serviço da saúde da humanidade: os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os investigadores, e todos aqueles que tratam as pessoas doentes. Agradecemos-te por quantos vivem este serviço com paixão e generosidade, com competência e humanidade, no sacrifício diário de si próprios. (Da oração por todos os que tratam dos doentes, de D. Paolo Ricciardi).

Pai nosso…

VII ESTAÇÃO

Jesus cai pela segunda vez

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Livro do profeta Isaías (53, 8.10)

Sem defesa nem justiça, levaram-No à força. Quem é que se preocupou com o seu destino? Foi suprimido da terra dos vivos, mas por causa dos pecados do meu povo é que foi ferido. (…) Mas aprouve ao Senhor esmagá-Lo com sofrimento.

Meditação e oração

Voltando a cair, Jesus envia-nos uma mensagem clara de humildade: tornou-se um como nós e, agora, mostra-se solidário com as mesmas canseiras, as mesmas fraquezas de cada um de nós… Quantas vezes não voltamos a desanimar, a cair por terra?… Uma suspeita, um sintoma… em mim ou alguém próximo. Jesus sabe onde esse caminho O conduz, mas sabe também que a cruz é caminho para a Ressurreição. Não desiste, volta a levantar-se e a dar tudo de si, para a todos nos dar a esperança para além de todas as esperanças…

Coração de Jesus Cristo, médico das almas, nesta singular hora de sofrimento, ampara as crianças, os anciãos e os mais vulneráveis, conforta os médicos, os enfermeiros, os profissionais de saúde e os voluntários cuidadores, fortalece as famílias e reforça-nos na cidadania e na solidariedade, sê a luz dos moribundos, acolhe no teu reino os defuntos, afasta de nós todo o mal e livra-nos da pandemia que nos atinge. (Do Ato de Consagração de Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, Fátima, 25 de março de 2020).

 Pai nosso…

VIII ESTAÇÃO

Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Evangelho segundo São Lucas (23, 27-30)

Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos, pois virão dias em que se dirá: “Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram”.»

Meditação e oração

No caminho para a cruz, Jesus cruza-se com umas mulheres que se lamentam e choram, não deixando passar indiferente o seu sofrimento… Envolvidos por tantas notícias de dor e morte, devemos vencer o risco de nos tornarmos insensíveis à dor dos outros, e a fazer da compaixão uma súplica que se eleva em oração para Deus. Diz o Papa Francisco: “Quantas pessoas rezam, se imolam e intercedem pelo bem de todos! A oração e o serviço silencioso: são as nossas armas vencedoras.”

Coração de Jesus Cristo, médico das almas, nesta singular hora de sofrimento, assiste a tua Igreja, inspira os governantes das nações, ouve os pobres e os aflitos, exalta os humildes e os oprimidos, cura os doentes e os pecadores, levanta os abatidos e os desanimados, liberta os cativos e os prisioneiros e livra-nos da pandemia que nos atinge. (Do Ato de Consagração, Fátima, 25 de março de 2020).

Pai nosso…

IX ESTAÇÃO

Jesus cai pela terceira vez

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Livro do profeta Isaías (53, 5-6)

Foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre Ele, fomos curados pelas suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas perdidas, cada um segundo o seu caminho. Mas o Senhor carregou sobre Ele todos os nossos crimes.

Meditação e oração

Olhamos de novo Jesus caído por terra. Queda após queda, volta a levantar-se, reanimando também a nossa esperança no meio de todas as quedas, angústias, medos e tristezas… A queda ou doença de alguém não é apenas sua. De alguma forma todos “caímos” juntos: pela amizade ou solidariedade que nos une, pelos medos e preocupações que nos tocam, pelas crises sociais, políticas ou económicas que a todos atingem… Como afirma o Santo Padre, “demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos, todos. (…) Também nós nos apercebemos de que não podemos continuar estrada cada qual por conta própria, mas só o conseguiremos juntos.”

Peço-te, Senhor, não nos deixes sós a fazer frente a todos estes riscos que põem em perigo as nossas vidas. Fica connosco, Senhor, e protege os nossos entes queridos e a humanidade inteira de todos os males. (Da oração para salvar o mundo do coronavírus, do Card. Sako).

Pai nosso…

X ESTAÇÃO

Jesus é despojado das vestes

Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus,

Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Do Evangelho de São João (19, 23)

Os soldados, depois de terem crucificado Jesus, pegaram na roupa d’Ele e fizeram quatro partes, uma para cada soldado, exceto a túnica. A túnica, toda tecida de uma só peça de alto a baixo, não tinha costuras.

Meditação e oração

Diante da nudez de Jesus, voltamos a escutar as palavras do Papa Francisco que nos faz olhar a nós mesmos despidos, sem a “maquilhagem” que o momento que vivemos fez cair: “A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade. A tempestade põe a descoberto todos os propósitos de «empacotar» e esquecer o que alimentou a alma dos nossos povos; todas as tentativas de anestesiar com hábitos aparentemente «salvadores», incapazes de fazer apelo às nossas raízes e evocar a memória dos nossos idosos, privando-nos assim da imunidade necessária para enfrentar as adversidades.”

Deus Pai, omnipotente e misericordioso, não nos abandones neste momento de provação, mas livra-nos de todo o mal.

Pai nosso…