Comunhão espiritual

A pandemia da Covid – 19 tem impossibilitado que muitíssimos cristãos comunguem sacramentalmente, tanto no contexto da Eucaristia celebrada, como fora dela. Contudo, a ninguém está impedida a “comunhão espiritual”. Esta devoção é um meio eficaz para chegar à perfeição e ao mesmo tempo é uma devoção fácil, porque pode ser praticada todos os dias, por todos, e quantas vezes se quiser, sem ser visto ou observado por pessoa alguma. A “comunhão espiritual” é uma prática altamente recomendada e consiste num desejo ardente de receber Jesus sacramentalmente e num amoroso encontro, como se fosse recebido realmente: «Se não podes comungar sacramentalmente, faz pelo menos a comunhão espiritual, que consiste em um desejo ardente de receber Jesus em teu coração», dizia São João Bosco.

Santa Catarina de Sena temia que a comunhão espiritual não tivesse valor em comparação com a comunhão sacramental. Jesus numa visão apareceu-lhe com dois cálices na mão e disse-lhe: «Neste cálice de ouro, coloquei as tuas comunhões sacramentais; neste cálice de prata, coloco as tuas comunhões espirituais. Esses dois cálices são muito bem-vindos para mim.»

Oração para a comunhão espiritual

Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito, que mergulha no vosso e na vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor; desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, e que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja.