5º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”

No Evangelho deste 5º Domingo do Tempo Comum – Ano A, que vem logo a seguir às bem-aventuranças, Jesus diz aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo» (Mt 5, 13.14). Isto causa admiração, se pensarmos em quem Jesus tinha junto de si quando proferiu estas palavras. Quem eram os discípulos? Eram pescadores, pessoas simples… A sua afirmação compreende-se precisamente como consequência das bem-aventuranças. Ele quer dizer: se fordes pobres de espírito, se fordes mansos, se fordes puros de coração, se fordes misericordiosos… sereis o sal da terra e a luz do mundo!

Nas respostas que a Madre Teresa de Calcutá deu ao ser entrevistada e que a seguir são reproduzidas, é-nos indicado um caminho fácil, claro e eficaz para concretizar o que Jesus diz: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”.

Em 1979, ao voltar de Oslo, Noruega, depois de receber o Prémio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá passou pela casa das Missionárias da Caridade em Roma, onde um jornalista fez-lhe uma pergunta:

Madre, a senhora tem setenta anos. Quando a senhora morrer, o mundo vai ser como antes. O que mudou depois de tanto esforço?

Madre Teresa respondeu-lhe:

Veja, eu nunca pensei que poderia mudar o mundo. Eu só tentei ser uma gota de água limpa em que pudesse brilhar o amor de Deus. Você acha pouco?

O repórter não conseguiu responder. No silêncio da escuta e da emoção que tinha surgido, Madre Teresa retomou a palavra e pediu ao repórter:

Tente também você ser uma gota limpa e, assim, seremos dois. Você é casado?

Sim, Madre.

Peça também à sua esposa, e assim seremos três. Tem filhos?

Três filhos, Madre.

­– Peça também aos seus três filhos e assim seremos seis.

Noutra ocasião, um jovem jornalista na entrevista que fez à religiosa perguntou-lhe: “Madre Teresa, o que é preciso para melhorar o mundo?”. Ela respondeu: “São necessárias duas coisas. A primeira é eu melhorar a mim mesma. A segunda é você melhorar a si mesmo”. Na hora, o jovem ficou meio “perdido” com a inesperada resposta.