7º – Novena de Nossa Senhora do Carmo

Maria, discípula de Jesus

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Leitura bíblica (Lc 8, 19-21)

Sua mãe e seus irmãos vieram ter com Ele, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Anunciaram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.» Mas Ele respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática».

Reflexão

Minha mãe e meus irmãos são aqueles que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática”. Os inimigos de Jesus também escutavam a Palavra de Deus mas não tinham nenhum interesse em pô-la em prática. Nós, cristãos, queremos viver em conformidade com os ensinamentos da Bíblia. Quanto a isto, Maria é o melhor modelo para nós. São Lucas diz-nos em diversas ocasiões que “Maria conservava todas estas coisas meditando-as no seu coração” (Lc 2,19.51). Ela é a mulher orante, contemplativa, que medita em silêncio tudo o que se refere ao seu Filho.

Durante a infância de Jesus, Maria foi a sua mestre e a sua protectora. Quando Jesus começou a sua vida pública, ela converteu-se em discípula. É a peregrina da fé, que se coloca ao serviço de Cristo. Maria assume que Jesus se deve dedicar à sua missão e ela aceita renunciar aos seus direitos sobre ele para se converter em membro da sua família espiritual de um modo novo.

Peçamos a Maria que nos ajude a caminhar firmes na fé e na esperança, ainda que não compreendamos tudo o que acontece à nossa volta, e que nos ensine a viver como membros activos da família de Jesus.

Invocações

Santa Maria do Monte Carmelo, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, Rainha do Céu, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, vitoriosa sobre satanás, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, a mais obediente Filha de Deus, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, Virgem pura, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, Esposa dedicada do Espírito Santo, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, Mãe dos filhos de Deus, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, modelo perfeito de virtudes, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, âncora da esperança, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, refúgio na dor, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, dispensadora dos dons de Deus, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, defesa contra os nossos inimigos, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, nossa ajuda no perigo, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, caminho que leva a Jesus, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, nossa luz na escuridão, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, nossa consolação na hora da morte, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, advogada dos pecadores, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, esperança dos carmelitas, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, refúgio dos carmelitas, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, advogada dos carmelitas, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, louvor e glória dos carmelitas, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, protecção dos carmelitas, rogai por nós. / Nª Srª do Carmo, salvação segura dos carmelitas, rogai por nós.

Oração

Pai, olhai com benevolência para aqueles que se revestem com o Escapulário do Carmo. Fazei com que, deixando-se amar pela Virgem Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe do Carmelo, sejam conformes à imagem de Jesus Cristo. E depois de terem percorrido, livres de todos os perigos, o caminho da vida, possam entrar na glória da vossa Casa. Por Cristo, Senhor nosso. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *