Novena de Nª Srª do Carmo – 1

1º DIA: MARIA, EXEMPLO DE ACOLHIMENTO

À escuta da Palavra: A Anunciação (Lc 1, 26- 38).

 Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Reflexão: Os evangelhos começam apresentando Maria como mulher que acolhe o projecto de Deus, em atitude de oração. Ela escuta, medita, consente e responde “sim” a Deus que chama. Numa palavra: acolhe. Este acolhimento engendra nela a Vida. “A Palavra fez-se carne”.

Oração: Santa Maria, mulher do acolhimento, faz-nos teus imitadores e imitadoras, para que possamos em cada dia gerar Jesus, em cada situação da nossa vida. Santa Maria, mulher do acolhimento, ensina-nos a meditar a Palavra de Deus como tu o fazias, para que em cada momento da nossa vida saibamos acolhê-la para nos deixarmos guiar por ela. Santa Maria, Flor do Carmelo, escuta a nossa oração.

Compromisso: Ler uma página do Evangelho e reflectir sobre ela para procurar o que Deus quer de mim na minha vida de cada dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *