Caminhar com Maria – VI

A vida oculta em Nazaré

Devemos olhar-nos muitas vezes em Maria e pedir-lhe que nos mostre Jesus não só mais tarde no céu, mas já agora, para que tenhamos os olhos fixos n’Ele (Tito Brandsma).

É bom recordar os anos em que Jesus permaneceu junto de sua Mãe, que abarcam quase toda a vida de Nosso Senhor neste mundo. Vê-lo pequeno, quando Maria cuida dele e o beija e o entretém. Vê-lo crescer, ante os olhos enamorados de sua Mãe e de José, seu pai na terra. Com que ternura e delicadeza Maria e o Santo Patriarca se preocupavam com Jesus durante a sua infância e, em silêncio, aprendiam muito e constantemente com Ele. As suas almas iam fazendo a alma daquele Filho, Homem e Deus. Por isso Maria e, depois dela, José, conhecem como ninguém os sentimentos do Coração de Cristo, e os dois são o melhor caminho para chegar ao Salvador.

Oração: Ó Santa Família de Nazaré, comunidade de amor de Jesus, Maria e José, modelo ideal de toda a família cristã, a vós confiamos as nossas famílias. Abri o coração de cada um dos lares domésticos à fé, ao acolhimento da palavra de Deus, ao testemunho cristão, para que se tornem fontes de novas e santas vocações.

Orientai a mente dos pais para que com solícita caridade, sábio cuidado e amorosa piedade, sejam para os filhos guias seguros em ordem aos bens espirituais e eternos. Suscitai no espírito dos jovens uma consciência recta e uma vontade livre, para que “crescendo em sabedoria, estatura e graça”, acolham generosamente o dom da vocação divina.

Santa Família de Nazaré, fazei que todos nós, contemplando e imitando a oração assídua, a obediência generosa, a pobreza digna e a pureza virginal em vós vividas, nos disponhamos a cumprir a vontade de Deus e a acompanhar com prudente delicadeza os que entre nós são chamados a seguir de perto o Senhor Jesus, que por nós “se entregou a si mesmo”. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *