Domingo de Pentecostes

HINO

Vem, criador Espírito de Deus, / Visita o coração dos teus fiéis, / E com a graça do alto os purifica.

Paráclito do Pai, Consolador, / Sê para nós a fonte de água viva, / O fogo do amor e a unção celeste.

Nos sete dons que descem sobre o mundo, / Nas línguas que proclamam o Evangelho, / Realiza a promessa de Deus Pai.

Ilumina, Senhor, a nossa mente, / Acende em nós a tua caridade, / Infunde em nosso peito a fortaleza.

Livra-nos das ciladas do inimigo, / Dá-nos a tua paz, e evitaremos / Perigos e incertezas no caminho.

Dá-nos a conhecer o amor do Pai / E o coração de Cristo nos revela, / Espírito de ambos procedente.

Louvemos a Deus Pai e a seu Filho, / Dêmos glória ao Espírito Paráclito, / Agora e pelos séculos sem fim. / Amen.

LEITURA

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 20, 19-23)

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

PRECES

Oremos a Cristo Senhor, que pelo Espírito Santo nos reuniu na sua Igreja, e digamos com fé: Renovai, Senhor, a face da terra.

– Senhor Jesus, que, levantado na cruz, fizestes brotar do vosso lado uma fonte de água viva, enviai-nos o vosso Espírito de vida eterna. Renovai, Senhor, a face da terra.

– Vós que do Céu fizestes descer sobre os discípulos o Dom do Pai, enviai o vosso Espírito para criar um mundo novo. Renovai, Senhor, a face da terra.

– Vós que destes aos Apóstolos o poder de perdoar os pecados, enviai o vosso Espírito para reconciliar e salvar todos os homens. Renovai, Senhor, a face da terra.

– Vós que prometestes o Espírito Santo para nos ensinar toda a verdade e recordar tudo o que nos dissestes, enviai-nos o mesmo Espírito para que ilumine a nossa fé. Renovai, Senhor, a face da terra.

– Vós que nos prometestes o Espírito da verdade para nos dar testemunho de Vós, enviai-nos o mesmo Espírito, para que faça de nós testemunhas fiéis da vossa verdade. Renovai, Senhor, a face da terra.

– Vós que renovais todas as coisas pelo vosso Espírito, concedei a saúde aos enfermos, a consolação aos tristes e a salvação a todos os homens. Renovai, Senhor, a face da terra.

– Vós que pelo Espírito Santo ressuscitastes o vosso Filho de entre os mortos, dai a vida eterna aos nossos irmãos defuntos. Renovai, Senhor, a face da terra.

Pai nosso

ORAÇÃO

Deus do universo, que no mistério do Pentecostes santificais a Igreja, dispersa entre todos os povos e nações, derramai sobre a terra os dons do Espírito Santo, de modo que também hoje se renovem nos corações dos fiéis os prodígios realizados nos primórdios da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *