“Família Carmelita”, Dezembro, nº 81, 2018

Uma palavra pode sintetizar uma parte significativa do conteúdo de mais um número da revista “Família Carmelita”: santidade. A nota de abertura do seu director é uma bela reflexão acerca do tema da santidade. Nela ecoa a Exortação Apostólica “Alegrai-vos e Exultai”, do Papa Francisco, como podemos encontrar também pontos de contacto com o texto da Audiência Geral do Papa Bento XVI, pronunciada em 13 de Abril de 2011, texto merecedor de ser conhecido e divulgado, e que tem como título “A santidade”.

Ao Carmelo liga-se a beleza e a fecundidade. Deste jardim, a flor mais bela é Nossa Senhora do Carmo de cujos odores de virtude espiritual e do pólen de santidade no decorrer dos séculos gerações de cristãos e de carmelitas inalaram e acolheram para viver em “obséquio de Jesus Cristo” (Regra Carmelita, nº 2). Ainda hoje este jardim vai sendo plantado com novas flores. Uma delas é o Fr. João Costa que no dia 1 de Dezembro do corrente ano professou solenemente na Ordem Carmelita. Esta plantação é motivo de alegria e tem uma força atractiva para dentro e para fora da Família da Ordem do Carmo, visto que é também por “atracção” que a promoção vocacional se faz e as vocações se alimentam e perseveram. O mesmo acontece com a missão.

Em resumo, são três as principais temáticas do conteúdo deste número da “Família Carmelita”: santidade, Nossa Senhora do Carmo e Profissão Solene do Fr. João Costa na Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Desejamos que este número que acaba de ser publicado seja bem acolhido e proveitoso para os seus leitores. Damos os parabéns a todos os que colaboraram para que ele nascesse agora e chegasse às nossas mãos. Bem hajam.

Para quem deseja adquirir a revista ou ser assinante basta estabelecer contacto com: Centro de Estudos da Ordem do Carmo – Rua Santa Isabel, 128-130 – 1250–208 LISBOA – email: familiacarmelita.revista@gmail.com – Telef.: 213875179.

Fr. Manuel Castro, O. Carm.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *