7º. Santa Teresa e São José

NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS: 7º DIA

A outros Santos parece ter dado o Senhor graça para socorrer numa determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas (Santa Teresa de Jesus).

Oração introdutória

Senhor, que por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo, manifestastes à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Santa Teresa e São José

Todos sabemos que Santa Teresa de Jesus tinha um dote especial para se relacionar com as pessoas da terra e os santos do céu. A lista dos santos da sua devoção, encontrada no seu breviário, contava 34 (e não estava completa). Mas entre eles havia um especial: São José. A razão não era só por ser o primeiro na lista, mas por razão das suas vivências espirituais. “Gostaria de persuadir a todos que fossem devotos deste glorioso Santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus”. “As pessoas de oração deveriam ser particularmente suas devotas. Na verdade, não entendo como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus, sem agradecer a São. José o auxílio que lhes prestou. Quem não encontrar um mestre que lhe ensine o caminho da oração, tome este glorioso Santo por mestre e não se enganará no caminho”. 

Os conventos que Teresa vai fundando, à imagem do primeiro, levam o nome de São José. Dos 17 fundados por ela, 11 são dedicados a São José: “Grande era também a minha satisfação por ter cumprido o que o Senhor tanto me ordenara e por ter edificado nesta localidade uma igreja dedicada ao meu glorioso Pai São José”. Segundo ela nos conta “procurava celebrar a sua festa com toda a solenidade que podia”. A sua paixão por São José chega a este desabafo: “Não entendo como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus, sem agradecer a São José o auxílio que lhes prestou!”. 

Oração a São José

São José, homem do silêncio, da oração e da escuta da Palavra de Deus; homem do trabalho e da família; homem simples e humilde. Pedimos-te por todas as nossas famílias e, especialmente, por todos os Pais. Ajuda-os a imitar-Te na escuta e na obediência a Deus. Ampara e assiste os que mais sofrem. Protege todos aqueles que não têm trabalho e que não conseguem sustentar dignamente os seus lares. Àqueles que abandonam os filhos e a família, seguindo caminhos de destruição e vício, ilumina-os para que possam voltar ao aconchego do lar assumindo dignamente a sua paternidade. A todos os que sofrem por causa dos filhos perdidos, em caminhos sem sentido e de morte, dá-lhes a força do Pai Pródigo que aguarda e espera o seu regresso. Ampara e socorre todas as famílias, para que em todas haja trabalho digno, casa e pão, harmonia e educação, alegria e paz, a exemplo da tua família de Nazaré. 

Amável São José, que nunca em vão invocamos, tu cujo crédito é tão poderoso junto de Deus que até se pode dizer: «No Céu, São José manda mais do que suplica», reza por nós a Jesus, reza por nós a Maria. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *