6º. Santa Teresa de Jesus, mestra de oração

NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS: 6º DIA

Santa Teresa, que soubeste compreender a debilidade humana à luz de Deus e da sua bondade, obtém-nos uma determinada determinação para não desistirmos do caminho da oração.

Santa Teresa de Jesus, mestra de oração

A oração ocupa um lugar central na vida e na doutrina de Santa Teresa de Jesus. Todas as páginas dos seus livros falam deste tema, que é a sua especialidade magistral e o seu carisma de fundadora para o bem da Igreja. A sua vida e os seus escritos contribuíram para manter vivo na Igreja o mistério da oração cristã. A sua influência foi decisiva. Na Igreja de Deus ela é “mestra de oração”.

Os seus ensinamentos sobre a oração e sobre a vida de oração são actuais. O homem moderno tem necessidade de “mestres de oração” que o ajudem a introduzi-lo no diálogo com Deus. O Concílio Vaticano II afirma que a razão suprema da dignidade do homem é a sua vocação ao diálogo e à comunhão com Deus” (Gaudium et Spes, 19). E Teresa diz-nos que “a oração é tratar de amizade com quem sabemos que nos ama”. Para Teresa de Jesus a oração “não é questão de pensar muito mas de amar muito”. O essencial é estar com Ele em relação de amizade.

Invocações

Santa Teresa, amiga de Deus e dos homens, com os teus escritos abres caminhos de oração, ajuda os cristãos a descobrirem o castelo interior da alma onde Deus habita.

Santa Teresa, que soubeste compreender a debilidade humana à luz de Deus e da sua bondade, obtém-nos uma determinada determinação para não desistirmos do caminho da oração.

Santa Teresa, que disseste que a oração deve ser proveitosa para a salvação das almas, infunde em nós um intenso zelo apostólico para orar e trabalhar pela salvação dos homens de todo o mundo.

Oração

Senhor, que por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo, manifestastes à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *