5º. Santa Teresa de Jesus e a Igreja

NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS: 5º DIA

Nada te perturbe, nada te espante; tudo passa… só Deus não muda. A paciência tudo alcança, quem a Deus tem nada lhe falta: só Deus basta (Santa Teresa de Jesus).

Santa Teresa de Jesus e a Igreja

É bem conhecido de todos o amor que Santa Teresa tinha à Igreja. Nos escritos sobre Teresa ficaram como “slogan espiritual” as últimas palavras que a santa pronunciou antes de morrer: “Por fim, Senhor, morro como filha da Igreja”. São palavras que revelam, na hora da sua morte, a sua confiança absoluta por sentir-se unida à Igreja pela fé e pelo baptismo, num momento de cismas e heresias: “Vede que estes não são tempos de se acreditar em todos […]. Procurai ter a consciência limpa e ser humildes, menosprezando todas as coisas do mundo e crendo firmemente no ensinamento da Santa Madre Igreja, e estareis seguras de seguir um bom caminho”. 

A santa, que sempre se sujeitou inteiramente aos ensinamentos da Igreja Católica, “em cuja fé vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer”, nestas suas palavras mostra que o seu amor à Igreja foi o segredo da sua infatigável actividade: “São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja”. O seu serviço eclesial não acabou com a sua morte; através da sua intercessão, do que escreveu e do seu exemplo ela continua a iluminar os caminhos da Igreja peregrina e a guiá-la até que alcance a Igreja triunfante, termo da sua plena maturação.

Invocação

Santa Teresa, que nos deixaste como herança o amor à Igreja e o desejo de a servir, conserva e aumenta na nossa vida a comunhão com o Santo Padre e com todos os membros da Igreja.

Oração

Senhor, que por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo, manifestastes à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *