1º. A actualidade de Santa Teresa de Jesus

NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS: 1º DIA

Nada te perturbe, nada te espante; tudo passa… só Deus não muda. A paciência tudo alcança, quem a Deus tem nada lhe falta: só Deus basta. (Santa Teresa de Jesus).

 A actualidade de Santa Teresa de Jesus

Cada santo é um mensageiro de Deus, um profeta no meio do mundo, uma graça de Deus para a Igreja, uma injecção de vitalidade no Corpo Místico de Cristo. Teresa de Jesus foi uma autêntica graça para a Igreja do seu tempo, que atravessava uma época de esplendor e de miséria, de profunda religiosidade e de decadência moral.

A sua influência ainda hoje se faz sentir através dos seus escritos e da sua família religiosa (Carmelitas Descalços); Teresa continua a falar aos homens e às mulheres de hoje, dá testemunho do Deus vivo e da acção salvadora de Cristo. A sua vida e os seus ensinamentos atraem muitas pessoas a segui-la, para que também elas experimentem em que consiste verdadeiramente ser amigos de Deus.

Teresa de Jesus não é uma doutora de ensinamentos abstractos, de teorias, mas de vida. O Deus vivo de Teresa não é uma ideia, mas uma pessoa: é o Deus Trindade que nos chama à comunhão com Ele até atingirmos a plenitude inimaginável e inalcançável pelas nossas próprias forças.

Invocação

Santa Teresa de Jesus que nos convidas a seguir-te no castelo interior até alcançarmos o centro da alma onde Deus habita, ensina-nos que Deus é alegria e que só Deus basta.

Oração

Senhor, que por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo, manifestastes à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *