7º Dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo 2018

Maria deixa-se modelar por Jesus e
alarga a sua maternidade aos irmãos do seu Filho

Oração inicial

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Jaculatória

Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar. Ave Maria…

Meditação

Maria foi aprendendo, na interioridade e no silêncio do seu coração, onde ponderava e conservava todas as coisas, de como Jesus, Seu Filho, a foi convidando a passar de mãe a discípula e este caminho não foi fácil para ela. 

Maria entra no seu coração e começa a viver, a partir da contemplação do seu Filho Jesus, acabado de nascer, o seu crescimento interior. Tudo lhe escapa naquele momento: “O céu, a terra e pessoas que Ela não pensou convidar, chegam e alegram-se com o Filho e não com a Mãe, como é costume na altura de um nascimento. Jesus é o centro das atenções, não Maria. Maria entra então no Seu coração e compreende: só Jesus conta. Deve aprender a fazer tudo por Jesus, até a retirar-se para ficar escondida (Cardeal Carlo Martini).

Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse-lhe: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11, 27-28). Para que fosse não só Mãe de Jesus mas também Mãe dos irmãos de Jesus, Maria deveria tornar-se discípula do seu Filho, a mais eminente e modelo para todos os cristãos. A sua vocação maternal não deveria restringir-se somente à Cabeça (Jesus) mas também ao Corpo, isto é, ao Cristo total.

Maria é para o Carmelita um espelho no qual vê reflectido o que significa em concreto “viver em obséquio de Jesus Cristo e servi-Lo fielmente com coração puro e recta consciência.” (Regra carmelita, 2).

Conclusão da meditação

Dizei lábios meus, palavras benditas, em louvor da Virgem, Mãe dos carmelitas. Senhora do Carmo, vinde em meu favor, o inimigo afastai com o vosso valor.

Oração conclusiva

Maria, Rainha e Mãe do Carmelo, que velais pela Santa Igreja com maternal amor, abençoai o Santo Padre, os nossos bispos, os sacerdotes, os religiosos e todo o povo cristão. Abençoai a cada um de nós que desejamos vossa protecção agora e na hora de nossa morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *