4º Dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo 2018

Com Maria e como Maria o carmelita aprende a dizer
“Faça-se em mim segundo a tua vontade”

Oração inicial

Nós vos pedimos, Senhor, que nos assistam com a sua protecção a Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo e todos os Santos da família do Carmo, para que, seguindo fielmente os seus exemplos sirvamos a vossa Igreja com a oração e com obras dignas de Vós. Por Cristo Nosso Senhor. Amen.

Jaculatória

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar. Ave Maria

Meditação

Toda a existência humana está tecida de provações e alegrias e a vida de Maria, não escapou a este contexto humano, a esta alternância de dias sombrios e dias luminosos, de dias e de noites, de alegrias e provações. Maria, em cada momento da sua vida, como vemos no Evangelho, deixa-se conduzir por onde Deus a leva, sempre dócil e totalmente confiante, obediente e disponível à sua voz.

Maria está sempre pronta a acolher o momento presente como ele se apresenta, sem manifestar preferências ou queixas; está sempre disposta a partir as vezes que forem necessárias, porque está sempre disponível para acolher todas as vontades do Senhor a seu respeito.

Assim, ao meditar e contemplar várias cenas do Evangelho, vemo-la sem abrigo e emigrante, itinerante, numa vida de instabilidade, mas sempre confiante e dócil, deixando-se levar e conduzir. Recordemos o recenseamento em Belém, o não ter encontrado lugar na hospedaria, a fuga para o Egipto e a pronta obediência ao sonho de José, o regresso a Nazaré depois da morte de Herodes, a caminho do Calvário… Nunca se escuta dela uma queixa, uma palavra de não-aceitação. Santa Teresa de Jesus tem esta afirmação que nos faz ver que glória e cruz caminham juntas e são inseparáveis: “Vimos sempre que os mais chegados a Cristo, Nosso Senhor, foram os que passaram pelos maiores sofrimentos. Consideremos quanto sofreu a sua gloriosa Mãe”.

Maria, nossa Mãe, Senhora do Carmo, sempre itinerante pelos caminhos da vontade de Deus, ajudai-nos a saber enfrentar todos acontecimentos com fé e confiança; ensinai-nos a vossa sabedoria e a escutar sempre a voz do Senhor; encaminhai-nos sempre com a vossa mão carinhosa até ao Céu, nossa Pátria e morada definitiva.

Conclusão da meditação

Concede-nos, Maria, Mãe e Esplendor do Carmelo, um pouco de luz para a nossa noite; um pouco de paz para a nossa luta; um pouco de fé para a nossa dúvida; um pouco de amor para o nosso ódio. um pouco de água para a nossa sede; um pouco de doação para o nosso egoísmo; um pouco de calor para a nossa frieza; um pouco de ideal para a nossa fraca vontade; um pouco de alegria para a nossa tristeza; um pouco de auxílio para a nossa necessidade. Amen.

Oração conclusiva

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *