2º Dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo 2018

Maria, Beleza e Esplendor do Carmelo

Oração inicial

Pai, olhai com benevolência para aqueles que se revestem com o Escapulário do Carmo. Fazei com que, deixando-se amar pela Virgem Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe do Carmelo, sejam conformes à imagem de Jesus Cristo. E depois de terem percorrido, livres de todos os perigos, o caminho da vida, possam entrar na glória da vossa Casa. Por Cristo, Senhor nosso. Amen.

Jaculatória

Gloriosa Virgem Santa / De Deus, formosa Raquel. / Sois brasão dos Carmelitas, /Sois a glória de Israel. Ave Maria

Meditação

Desde sempre os Carmelitas olharam para Maria, a Mãe do Carmelo, como um jardim cheio de beleza de Deus, a beleza do Monte Carmelo. Maria, a Mãe dos Carmelitas, está revestida de beleza, é toda bela! Ela era um jardim cheio de beleza, todo cuidado por Deus como um «horto cerrado». Na plenitude dos tempos, no meio do seu quotidiano, Deus entrou no seu jardim todo adornado de beleza e virtudes e estabelece no seu seio e no meio dos homens, para sempre, a sua morada. Ao dizer “SIM” a Deus, Maria entrega-lhe as rédeas da sua vida, aceita que o Senhor mude os seus planos, aceita ser perturbada, porque sabe que Deus é só amor e bondade.

«Na minha condição de Irmão da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, desejo conduzir à terra do Carmelo todos os que, tal como eu, amam e prestam culto a Maria como sua querida Mãe, para que, da mão da Mãe e Esplendor do Carmelo, cheguem à mais íntima união com Deus, visto que esta união constituiu a finalidade da vida contemplativa no Carmelo: “Introduzi-vos na terra do Carmelo para que comais os melhores dos seus frutos”» (Beato Tito Brandsma).

Conclusão da meditação

Maria, nossa Mãe, Beleza e Esplendor do Carmelo, entrai na nossa vida com o Senhor a Quem Tu tanto amaste e ensinai-nos sempre a dizer “SIM”, para que a nossa vida se torne totalmente bela como a Tua.

Oração conclusiva

Senhor, nosso Deus, que honrastes a Ordem do Carmelo com o título glorioso da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, concedei que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *