Solenidade de São Pedro e São Paulo – 29 de Junho

A Igreja católica festeja hoje S. Pedro, o primeiro papa. O apóstolo a quem Jesus deu a missão de enviar e confirmar outros, de ser referência e sinal de unidade. A missão parece imensa e é! Cristo não lhe perguntou se tinha muitos cursos, um currículo exemplar, nem sequer se era impecável. Só lhe perguntou: “Amas, amas-me?… Então vai!” (Vasco P. Magalhães, sj).

A Igreja não brilha de luz própria, mas da de Cristo; extrai de tal modo o seu esplendor do Sol de justiça, que pode dizer: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20) (Santo Ambrósio).

A Tradição não é transmissão de coisas ou palavras, uma colecção de coisas mortas. A Tradição é o rio vivo que nos liga às origens, o rio vivo no qual as origens estão sempre presentes. O grande rio que nos conduz ao porto da eternidade. E sendo assim, neste rio vivo realiza-se sempre de novo a palavra do Senhor (Bento XVI).

Oração

Senhor, que nos encheis de santa alegria na solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja que se mantenha sempre fiel à doutrina daqueles que foram o fundamento da sua fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *